terça-feira, 25 de agosto de 2009

Inteligência


O termo inteligência é amplamente utilizado em vários contextos, porém seus significados são variáveis. Podemos utilizar o termo inteligência para nos referirmos à capacidade mental natural de um individuo, um nível de desempenho intelectual atingível, uma qualidade, entre outros. Inteligência é um conceito socialmente construído, no qual culturas diferentes julgam inteligente qualquer fator que facilite o sucesso. Em nossa cultura esse termo representa uma performance superior em tarefas cognitivas. Segundo alguns especialistas a inteligência não é um constructo único, e sim a habilidade de aprender a partir de uma experiência, resolver problemas e usar o conhecimento para se adaptar a uma nova situação. Sendo assim devemos tomar muito cuidado ao nos referimos ao QI de alguém como um traço real.

Desde a metade dos anos 80, especialistas procuram estender as definições e de inteligência. Howard Gardner em 1988 introduziu o conceito de Inteligências Múltiplas. Em suas observações ele constatou que uma lesão em determinada área cerebral pode diminuir um tipo de competência sem afetar outros. A partir de estudos com pessoas dotadas de competências excepcionais, Gardner afirmou que não temos uma, mas sim múltiplas inteligências. Além das aptidões matemáticas e verbais, temos aptidões para a execução musical, para analise espacial, para o controle motor e para relações interpessoais.

Em 1998 Robert Sternberg concorde das idéias de Gardner, distinguiu três aspectos da inteligência: Inteligência Analítica, que seria a capacidade para resolução de problemas acadêmicos; Inteligência Criativa, que seria a capacidade adaptativa a novas situações e a Inteligência Prática que é necessária para as tarefas quotidianas. Os testes de inteligência tradicionalmente conhecidos avaliam inteligência analítica, que prediz bem o desempenho escolar de um individuo, porém não tem o mesmo valor para a predição de sucesso vocacional. Nas próximas postagens entenderemos porque os testes de inteligência estão historicamente ligados a mensurar habilidades acadêmicas.
.
Referências:

Myers D. Psicologia. Holland, Michigan. LTC.,2006. p. 308-310
Primi R. Inteligência: Avanços nos modelos teóricos e nos instrumento de medida. Avaliação Psicológica, 2003,1,pp. 66-77

Um comentário:

  1. Gostei do seu artigo sobre inteligência, muito bom mesmo!
    Se me permitir eu gostaria de deixar esta sugestão sobre inteligência emocional: http://azuljob.com/inteligencia-emocional-conceito-da-psicologia/

    ResponderExcluir