As funções neuropsicológicas (atenção, memória, linguagem, inteligência, funções executivas e outras), se desenvolvem na dependência de vários fatores. O desenvolvimento se dá através de uma interação contínua das experiências sociais e ambientais. Vamos identificar a seguir os principais fatores envolvidos e suas influencias nesse processo.
A emoção é um importante fator de influência, pois o desenvolvimento do organismo é extremamente vulnerável ao ambiente. A interação entre o cérebro e o comportamento pode ser completamente alterada de acordo com as experiências emocionais iniciais da criança. No período neonatal as sensações (ex: Fome) ativam vias neurais específicas com sua respectivas associações límbicas que por sua vez modulam o humor e a emoção. Esses padrões de atividade neural forneceram a base para o desenvolvimento psicológico da criança, o funcionamento do organismo tem uma importante implicação nas respostas emocionais.
A cultura é um importante fator motivacional do comportamento humano. Por cultura se entende o comportamento aprendido que pode ser atribuído a experiências de socialização de uma sociedade, a totalidade de idéias e costumes no qual cada pessoa nasce e cresce. Assim ela descreve aquilo que será aprendido e em que idade será aprendido, modulando assim o perfil do desenvolvimento das habilidades cognitivas. Em algumas culturas determinadas habilidades, com leitura, escrita e outras podem ser menos valorizadas. Observa-se, por exemplo, em crianças africanas um desenvolvimento motor precoce comparando com crianças européias. Os fatores culturais alteram o desenvolvimento do cérebro, que reflete e é influenciado por estes, por exemplo, o desenvolvimento das funções cognitivas superiores é ativado no processo de interação social da criança que pode se dar de forma distinta em diferentes culturas.
Outro fator que afeta o desempenho cognitivo é o nível socioeconômico. Este se refere a fatores como: condições nutricionais, escolaridade, quantidade e qualidade de estímulos, cuidados médicos, estilos de interação familiar, condições de habitações e outros. Todos estes fatores manifestam-se na integridade do sistema nervoso, e também no desempenho neuropsicológico.
A compreensão do desempenho neuropsicológico aumenta à medida que o inserimos dentro dos sistemas psicossociais e emocionais. Sendo assim o diagnóstico permitirá compreender não só o sintoma, mas a inserção do sintoma nos vários níveis de articulação com o ambiente.
Referência:
Miranda, M.C.; Muszkat, M. Neuropsicologia do Desenvolvimento. In:Andrade, V.M.; Santos, F.H. dos e Bueno, O.F.A. Neuropsicologia Hoje.São Paulo: Artes Médicas, 2004.
Miranda, M.C.; Muszkat, M. Neuropsicologia do Desenvolvimento. In:Andrade, V.M.; Santos, F.H. dos e Bueno, O.F.A. Neuropsicologia Hoje.São Paulo: Artes Médicas, 2004.
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